Outubro de 2016. O cenário na política era péssimo e as eleições municipais estavam se aproximando. Se o voto é a arma da democracia, não dava para desperdiçar o meu. Escolhi Taliria Petrone, mulher, negra, periférica. A minha luta é por igualdade. Tê-la como representante na Câmara Municipal era colocar em pauta toda uma causa social.

Não demorou muito comecei a ouvir falar de Marielle. Mulher, negra, favelada, gay. Seria muita ousadia sonhar com essas duas sacudindo a poeira do poder público? As urnas disseram que não. Talíria foi a mais votada em Niterói, Marielle a quinta no Rio. Cara, há uma luz no fim do túnel, nem tudo está perdido, vamos resistir, a luta continua, vai dar certo.

Março de 2018. Tô deitada lendo com Davi. Leandro chega correndo no quarto. Deu no rádio que uma vereadora do psol foi baleada no Estácio. Pega o celular correndo, globo.com, vereadora Marielle Franco é assassinada. ASSASSINADA. Mãe, o que aconteceu com ela? Tá tudo bem, filho, vamos rezar. Caralho. Não é possível. Não não não. Filho, tá tudo bem, tentaram fazer um mal a ela mas deu tudo certo. Não deu tudo certo. Não tá certo. Não tem como dar certo.

Hoje meu otimismo foi pro ralo. Hoje não consigo ver saída. Hoje não deu pra trabalhar. Não deu pra dizer pro filho que tudo vai ficar bem. Hoje tudo parece que foi em vão.

Mas amanhã eu vou levantar certa de que não foi em vão. Amanhã, numa conversa bem franca, eu vou falar pro Davi que nenhuma mulher merece morrer por ser mulher. Eu vou conversar com o Davi que o povo negro merece voz, merece compaixão, merece amor. Davi tem que aprender que vivemos numa bolha de privilégios e que não faz mal dividi-los com quem nasce condenado ao subsolo. Davi, meu filho, todo mundo tem responsabilidade aqui no Planeta Terra. Aprende isso pra sempre.

Minha vida é política. Eu tô aqui pra mudar o mundo. Começando no lado de dentro. Dentro da minha casa. Não nos calarão. Marielle, presente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: