Fui na feira sozinha e trouxe biju pro Davi. Parênteses. Davi tem o péssimo defeito de enjoar das comidas. Tipo: uma semana ama biju, na outra odeia. Fecha Parênteses. O biju ficou jogado uma semana na cesta de lanches e ele nem aí. Um dia não me contive:
.
-Poxa, filho, comprei o biju só pra você na feira e você nem comeu.
.
Ele respondeu com doçura:
.
-Não me lembro de ter pedido para você comprar biju pra mim, mãe.
.
Para e pensa, Camilla, você comprou o biju porque quis, você criou a expectativa que ele fosse comer o biju e adorar. Você. Responsabilidade sua. Não dá para colocar na conta dele essa dívida de gratidão. Não dá para cobrar gratidão. Verdade seja dita, eu sou chegada numa cobrança. Por enquanto. Não pra sempre.
.
Cobrar do outro por algo que fizemos espontaneamente é uma artimanha bem sedutora para se manter no controle. Olha, você me deve amor porque eu sempre lavei a louça dessa casa. Ou, você me deve presença porque eu colhi o cocô de todos os seus exames de fezes. Você me deve carinho porque eu reguei as plantas lindas dessa casa. Não, ninguém deve nada nessa casa. Se eu criei expectativas, o problema é meu. Se eu me doei mais que todo mundo, foi porque eu quis.
.
E quer saber uma coisa, me libertei quando decidi não mais cobrar o outro pelas minhas próprias escolhas. Me libertei quando parei de ficar chateada porque imaginei na minha cabeça que a gente fosse assistir uma série do Netflix junto e o Leandro resolveu assistir o jogo do Flamengo no bar com os amigos. Me libertei quando disse pro Davi que se ele não quisesse almoçar, tudo bem, ele podia ir pra escola mesmo assim. Que comer era um problema dele. (essa pauta alimentação do Davi rende um post gigante, qualquer dia escrevo). Me libertei quando olhei pra dentro e me assumi controladora.
.
“O que você nega te subordina, o que você aceita te transforma”. É bem nessa onda que estou surfando. Por enquanto, tentando só remar e ficar de pé na prancha. Um dia a gente desce num tubo perfeito durante um bom tempo. E volta para surfar a próxima onda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: