A frustração do momento: eu nunca me alimentei tão bem e ele nunca se alimentou tão mal. Ainda não rolou a exclusão total de todas as leguminosas, ainda tem almoço e janta mais ou menos balanceado. Mas tem biscoito recheado na merenda e um todinho por dia. E eu achei que isso nunca aconteceria entre nós.
.
Educação alimentar foi um dos pilares da educação aqui. Sabe planejamentos e metas? Então, tipo isso. Eu me alimentei muito mal até 27 anos e queria muito construir um cardápio saudável no dia a dia com o Davi. Ele não comeu açúcar até dois anos e dos dois aos quatro pouquíssimas vezes. Ele não gostava de bala, não tolerava nada muito doce.
.
Mas aí veio a tal da autonomia. E o tal do equilíbrio. Eu não quero proibir. Eu quero deixar ele escolher. Eu acho péssimo quando a criança perde o prazer de comer. Eu fiz concessões. E aí ferrou tudo. Pra mim.
.
O que na verdade tem muito a ver com o meu jeito controlador de ser. Tudo com o Davi foi mais fácil enquanto ele não falava e verbalizava as próprias vontades. Desmamei, tirei chupeta, tirei mamadeira, montei pratos mega equilibrados nutricionalmente falando com muita facilidade. Aí veio o desfralde. Ou seja, zero controle meu. A ficha caiu a primeira vez. Eu queria mesmo esse papel de mãe no controle de tudo? Não, definitivamente, não. Plano B, abre espaço pra autonomia. E pros todinhos também.
.
Não que tudo esteja perdido. Davi ainda almoça e janta regularmente bem. Daí quando bate o desespero eu só lembro do Carlos Gonzalez, cês conhecem ele? Um pediatra espanhol que defende que a criança vai voltar a comer em algum momento, não precisamos obriga-la. Basta o exemplo dos pais. Eu criticava Gonzalez. Hoje quero abraçar bem apertado.
.
Só sei que busco o caminho do meio. Regras são importante mas ficam melhor como combinados. Limite é equilíbrio e não autoritarismo. Rótulos não definem ninguém. E por mais que seja difícil, cada um que responda pela própria saúde. Não existem garantias e tudo bem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: